sábado, 2 de abril de 2011

Verona - NY - Lisbon











Não. Este post inicial não é para vos falar de um novo filme de Wim Wenders, nem tão pouco da Natassja Kinski, muito embora fosse capaz de ficar horas a falar sobre a menina de Tess, e o impacto que há muitos anos ela causou  num sapo adolescente.


Verona-NY-Lisbon, é o resumo geográfico do meu percurso de vida.  Pode não soar tão bem como Paris–Texas, nem ter Natassjas como protagonistas, mas é o que é.

Nasci em Verona, no seio de uma família tradicional e numerosa dedicada ao comércio de bolas de naftalina. Eu sei, não é muito romântico associar naftalina a Verona, cidade de Romeu & Julieta, mas as traças nunca foram conhecidas por recuarem perante juras de amor.

A propósito da tragédia dos Capuleto/Montecchio, tragédia maior foi o resultado do bailado que a Companhia Nacional de Bailado apresentou no Teatro Camões há um par de semanas. Sem brilho, sem chama, sem paixão. E com péssimo som. Nunca desejei tanto que o Romeu se matasse depressa, para findar o assunto. A obra de Shakespeare não merece menos do que ópera. Só com dança nenhuma companhia vai lá. Provem-me o contrário.

Já estou a divagar.

Com a retração do mercado das traças, muito por causa da substituição das lãs e das cachemiras por tecidos sintéticos,  acabamos por imigrar para os EUA. Estudei, formei-me, trabalhei, casei. Divorciei-me, casei e divorciei-me mais umas quantas vezes e dei por mim quase a entrar nos quarenta sem ter encontrado ainda o meu lugar.

Ça suffit !  Vendi as minhas acções da coca-cola  e tudo o que me ligava à terra que me deu tantas pensões de alimentos para pagar e muito pouca paz interior. Tinha todos os meus sentidos de sapo postos no velho continente.

Foi assim que vim parar a Lisboa, supostamente a primeira paragem de uma longa digressão pela europa que moldou os meus genes. Porém, é assim o destino, antes que pudesse fazer algo em contrário, estava já irremediavelmente  apaixonado pelos sapais do Tejo, e pelos curiosos habitantes deste inigualável país.

Há 5 anos que me delicio a olhar para o entardecer do dia do alto das águas furtadas que arrendei e transformei em lar. O meu consultório é por baixo, no 1º andar, onde aprendo mais sobre a vida do que realmente ensino.

Este blog é sobre as minhas vivências neste Vosso país que todos os dias me surpreende. Sinto-me bem aqui. Tranquilo. Lisboa é o meu “Oceano Pacífico”, mesmo sem o João Chaves.

Pegando novamente no filme Paris-Texas, tomo a liberdade de transcrever algumas das frases do respectivo cartaz promocional, dedicando-as a Lisboa :

A Place for Dreams.
A Place for Heartbreak.
A Place to pick up the pieces.

Espero encontrar-me aqui convosco muitas e repetidas noites.

Estou apresentado.

11 comentários:

  1. Olá Dr. Sapinni :)

    É um privilégio ser a primeira a comentar...vim agradecer e retribuir a sua visita à minha humilde casinha :)

    Está apresentado e muito bem apresentado :)

    Bem-vindo a Lisboa.

    Lisboa é isso e muito mais...tem muitos encantos :)

    Espero vê-lo mais vezes...aqui ou noutro qualquer lugar.

    Gosto de Sapos :)

    Bj :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria, seja muito bem-vinda. Também gostei de visitar a sua (sic) "humilde casinha", não obstante o lixo acumulado na sua dispensa.

    É de facto a minha "premier" e assim será para sempre recordada.

    Maria é o nome feminino mais bonito. Curiosamente, era também o nome da protagonista de uma adaptação do Romeu & Julieta : West Side Story. O musical, composto pelo genial Leonard Bernstein, tem mesmo uma canção com o título Maria, que certamente conhecerás.

    Assim, para primeira comentadora, acho que não poderia pedir mais. Ok, quanto muito poderia pedir que fosses mais arrumada.

    Gostas de sapos? Não admira, temos os olhos esbugalhados mais bonitos e uma pele deliciosamente húmida e pegajosa.

    Fique bem e aguardo o seu próximo comentário.

    bj

    ResponderEliminar
  3. Já me fartei de rir com a resposta à Maria! :)
    Caro Sapinni, escolheste uma época tramada para te mudares para Portugal! Os sapais estão a secar e as princesas andam demasiado ocupadas´à procura de homens com carrões, casa na praia e dinheiro em contas off-shore para se arriscarem a beijar sapos, ainda que Doutores!! ;)
    Mas lá que tens graça, tens! E, por isso, vou ser a tua primeira seguidora! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá sapinho

    Acabaste de me fazer sorrir, após um dia muito cansativo, complicado e isso tudo... Agradeço a visita ao canto lunar e espero que se repita. Por mim, devo dizer-te que voltarei. Uma boa estadia por Lisboa, para onde rumarei amanhã... Até um dia destes!

    Bjito directamente da Lua

    ResponderEliminar
  5. Ora bem... eu tenho um problema com sapos... já matei um... não consegui travar a tempo... (fartei-me de chorar, no segundo caso travei a tempo... mas ele fugiu-me... e sim falo mesmo de sapos aqueles seres batráquios anuros... em suma adoro sapos... estás "tramado"... como é evidente vou seguir-te... ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Malena,

    Muito obrigado pela tua visita e por me distinguires com a honra se seres a minha primeira seguidora.

    Tomei nota da tua opinião acerca das meninas lusas mas, como disse algures, gosto e acredito em finais felizes. Alguma me há-de beijar. Vais ver.

    Tentar ter graça é no fundo, o único objectivo que me move, para além do beijo.

    Até um dia destes,

    bj

    ResponderEliminar
  7. Olá menina vaquinha,

    Obrigado pela tua visita. Quanto ao teu sorriso, sou eu que o agradeço. nada nos faz sentir melhor do que provocar um sorriso em alguém. Ok, um beijo também é bom.

    Espero que a tua ida a Lisboa tenha corrido bem.

    bj

    ResponderEliminar
  8. Menina dos olhos verdes,

    Thanks for coming!

    Pelo que leio, tenho de estar longe da estrada quando teclo contigo. ( Neste momento estou em cima de um banco, em bicos de pés, a ver se te aproximas e se não te deixo aproximar muito)

    Ainda bem que adoras os animais que atropelas. Imagino como seria se assim não fosse.

    De facto, nós sapos somos muito queridos, no entanto não é fácil beijarem-nos. Sabe-se lá porquê.

    Obrigado por me seguires, mas não me persigas. Pelo menos de carro.

    bj

    ResponderEliminar
  9. Tive algumas dúvidas se visitava ou não o calmo e sossegado antro de um sapo denominado Sapinni...
    Os sapos da minha aldeia são mais acastanhados do que por aqui vejo...
    As peles nuas dos ditos nunca me meteram medo, lembro-me de pegar neles e mimá-los, claro que queriam logo escapulir-se...o ser humano é imprevisivel!
    Verdade, verdadinha, que me lembro do Cocas e do aborrecido e teimoso sapito da TMN, passe a publicidade, mas gosto muito mais das rãs, são gostos, eu sei, mas têm um verde mais lustroso e encantador...e o co(a)xar faz-me delirar!
    ok, tudo o que se metamorfoseia como eu tem um forte poder de atração sobre esta Maria que não é nem carne nem peixe...
    Boa estadia por Lisboa, mas cuidado o terramoto está para breve, repara que houve um apagão grave ali para os lados da luz, o PM ontem decidiu pedir ajuda ao FMI porque só agora sentiu um forte abalo da economia...portanto Sapinni cuida-te e foge para Norte, é muito mais seguro.

    Felicidades para o blogue, abracito ao sapito...

    ResponderEliminar
  10. Cara Maria Tofu ? ( Tofu não é carne nem peixe certo? ),

    Tal como tu, também prefiro rãzinhas. Não só pela pele mais lustrosa, mas porque elas são mais arredondadas e delicadas nas formas.

    Tomei nota dos teus conselhos, que agradeço, porém nunca fui sapo de se deixar preocupar por não haver luz na Luz. Sempre me fez confusão, tanta confusão à volta do futebol.

    Quanto à economia, que me preocupa, tens razão, o Norte é mais difícil de abalar.

    O Vosso PM tem muito em que pensar, coitadito, nomeadamente sobre a complexa questão de que face virar às camaras da tv. Não admira por isso que só ontem tenha dado pelo abalo.

    Obrigado pela visita, abraço

    ResponderEliminar
  11. Nada temas Sapinni... eu nunca me aproximo demais, muito pelo contrário... e nunca mas nunca persigo ninguém... gosto mais de ir ao lado... :P
    Ah, e nunca tentei beijar um sapo... é mais o contrário... ;)
    Good Night Mr. Frog :)

    ResponderEliminar